O que é?
Tomografia Computadorizada (TC) é um método diagnóstico que se utiliza de raios-X para a realização de imagens das mais diversas partes do nosso corpo. Só que ao contrário do raio-X convencional, que faz uma imagem panorâmica da parte do corpo a ser estudada, a TC adquire as imagens em “fatias”. Estas “fatias” do nosso corpo são dispostas na tela de um computador e depois impressas em filmes ou em reconstruções tridimensionais.

Para que serve?
A TC é capaz de detectar infecções, inflamações, cistos, sangramentos, tumores, problemas de coluna e outras anormalidades, ajudando o médico no diagnóstico preciso.

Como é feita?
Durante o exame, o paciente fica deitado em uma mesa que se move através de uma abertura no centro do aparelho onde as imagens são adquiridas. Neste momento é importante que o paciente permaneça imóvel.

Dependendo da região do organismo a ser estudada, utiliza-se meio de contraste, uma substancia líquida que pode ser administrada por via oral, endovenosa ou raramente retal. O meio de contraste melhora a eficácia da TC na detecção e caracterização de diversas lesões. Se for necessária a administração de contraste por via oral, o cliente deverá chegar com antecedência, para tomar cerca de 1,5 litro deste líquido num tempo de aproximadamente 1 hora. Se for necessária a administração endovenosa do contraste, uma veia do braço será puncionada.

Durante a injeção do contraste é comum a sensação de calor pelo corpo. O tempo de exame varia entre 15 e 45 minutos (cada exame).

Efeitos colaterais:
Mulheres que possam estar grávidas devem comunicar este fato ao técnico que fará o exame, por causa dos efeitos adversos da radiação ionizante sobre o embrião. Como qualquer medicação administrada na veia, o meio de contraste pode causar reações adversas numa minora dos casos. Coceira, náusea, vômito, urticária, espirros e inchaço da pálpebra são as ocorrências mais frequentes, muito raramente reações mais graves podem ocorrer. Parte das perguntas do questionário que você irá responder antes do exame visam justamente detectar riscos na administração deste contraste. Enfatizamos que nosso serviço tem disponíveis os recursos para tratar estas reações adversas e que as vantagens de se usar o contraste endovenoso tendem a superar em muito os eventuais riscos decorrentes de sua administração. O contraste via oral pode causar eventualmente diarreia.

Preparo:
Em muitos exames de TC pede-se jejum prévio de algumas horas. Nestes casos, eventuais remédios utilizados pelos pacientes não devem ser suspensos. Crianças e adultos que não forem capazes de se manter imóveis durante o exame, poderão ser sedados ou anestesiados no sentido de se obter imagens de boa qualidade diagnóstica.

Depois do exame:
O paciente poderá retomar sua rotina normal, devendo tomar bastante líquido (se não houver restrição médica), ajudando desta forma o organismo a eliminar o contraste.

Por que podem ocorre atrasos no horário de seu exame?
Toda equipe fará o possível para que haja pontualidade em seu atendimento. No entanto, imprevistos podem ocorrer, tais como: quebra de um dos equipamentos, problemas nos computadores, queda ou oscilação de energia, urgência médica, exames que necessitem de estudos mais detalhados, pacientes não colaborativos, pacientes que chegam atrasados, pacientes com dor, entre outros imprevistos. De toda maneira, buscaremos solucionar os possíveis problemas para que você tenha um atendimento satisfatório.

Em caso de dúvida sinta-se inteiramente a vontade para nos perguntar qualquer coisa que ainda deseje saber, antes do inicio do exame. Estaremos a sua disposição, pois sua satisfação é muito importante pra nós.

Leave a Comment